Dissidências

A religião iniciada por Mokiti Okada sofreu muitas dissidências, no Japão, estando dividida em 20 grupos, sendo a Igreja Messiânica Mundial a principal deles.

No Brasil, existem seis organizações religiosas que praticam a religião de
Mokiti Okada:

- Igreja Messiânica Mundial (I.M.M.B)
- Comunidade Messiânica Universal (dissidência surgida no Brasil)
- Templo Luz do Oriente (dissidência surgida no Brasil)
- Shinji Shumei Kai (dissidência japonesa, também chamada simplesmente de
Shumei)
- Seimei-Kyo (dissidência japonesa)
- M.O.A. Panamericana do Brasil (vinculada a uma divisão da Igreja Messiânica
no Japão que já foi uma dissidência, havendo lá se reunificado, mas no Brasil mantendo
organização separada e independente da I.M.M.B.)

A I.M.M.B. é a maior religião de origem oriental no Brasil. Seus seguidores estão espalhados por todas as regiões brasileiras, havendo ou não ma colônia japonesa no local.

I.M.M.B. e outras religiões orientais no Brasil, por regiões.

As outras religiões dissidentes da I.M.M. no Brasil possuem um número bem menor de membros. Nestas religiões pode-se observar uma outra forma de seguir os ensinamentos de Mokiti Okada, com outras interpretações. Além disso, é possível observar rituais antigos, outras formas de aplicar-se o Johnrei, outras orações, etc. Observar as dissidências é aprofundar a compreensão da religião de Mokiti Okada.

8 comentários:

  1. Como A Igreja Messiânica Mundial Brasileira, percebe e aceita O Templo Luz do Oriente? Deve obrigatoriamente aceitar plenamente, pois sendo uma Ultra Religiãoque aceita todas as outras deve aceitar uma dissidência mais ortodoxa sem problemas. Eu sou outorgado na Mundial há mais de 16 anos e agora estou no Templo Luz do Oriente que para mim é, se não igual, mais rigoroso e alinhado aos ensinamentos originais de Meishu Sama. Portanto com meu oHikari do Templo Luz do Oriente posso ministrar Jorey na mundial, ou estou enganado, ou estão me enganando na mundial há 16 anos ???????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tem sua resposta. Baseado nos ensinamentos de Meishu Sama, é uma religião aberta a todas as outras religiões e está dessa forma no contexto, qualquer dissidência. Mas há uma certa reprovação dos ministros em pertencer a uma dissidência e frequentar a Mundial.

      Excluir
  2. Boa tarde!
    Preciso fazer um estudo de caso sobre uma determinada mácula. Se ela é hereditária ou não, formas de se manifestar, se existe antepassados ligados a essa mácula, as possibilidades de eliminação... Enfim, perdoem-me pela ignorância, mas não sei nem por onde começar esse estudo (nunca fiz isso) e gostaria da ajuda de vocês, se possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown, eu também gostaria de me aprofundar mais nos ensinamentos, mas sabemos que estão em tradução. Enquanto isso, te passo alguns ensinamentos que vc pode encontrar na internet. São eles: EVANGELHO DO PARAÍSO, A CHAVE DA DIFUSÃO, O PÃO NOSSO DE CADA DIA, COLETANEA NOVA GOKOWA ROKU. Além desses há um site maravilhoso que disponibiliza ensinamentos ainda não traduzidos oficialmente pela IMMB chamado JINSAI (atualmente acho que está em reconstrução). Um conselho, ao ler A chave da Difusão não tire conclusões sem ler os restantes. Em muitos casos, Meishu Sama esclarece um ensinamento em outro, ou seja, leia por inteiro antes de carregar uma ideia sobre seus capítulos.

      Excluir
  3. Olá gostaria de saber sobre a exclusão do trono de Kyosho da Izunome do próprio presidente da Izunome não reconhecer Kyosho como líder espiritual...

    ResponderExcluir
  4. Também gostaria de saber sobre Kyosho não estar mais na IMBB, o que houve ?

    ResponderExcluir
  5. Tb gostaria de saber sobre isso! Na I.M..M.B estão passando um vídeo em qye diz q ele está em uma religião evangélica e q estaria colocando os ensinamentos desta religião dentro da Messiânica, e q quer ser mais q Meishu-Sama!minha dúvida isto será realmente verdade???

    ResponderExcluir
  6. Que confusão.
    Não obteve resposta é porque NÃO TEM... Sou messiânica há 46 anos e nem sabia dessa confusão toda! Sigam Meishu-Sama e LUZ DE DEUS, esta não falha! 🙏🕊

    ResponderExcluir