Ensaio

Ao pesquisar sobre a Igreja Messiânica Mundial, descobre-se uma nova maneira de ver o mundo. Uma religião que crê em Deus e que tem como objetivo criar um paraíso na Terra. Toda a crença e seus rituais nos fez perceber como existem vários modos de ver o mundo e de salvá-lo.

Os messiânicos acreditam que Deus mandou Meishu-Sama para salvar a humanidade, realizando o objetivo sagrado de Deus (criar o Céu na Terra). Eles não são os primeiros a acreditarem em um messias salvador. Em muitas outras religiões temos um Deus absoluto, criador de todas as coisas, e um messias, que seria um mensageiro da palavra de Deus. Cada religião com suas próprias definições e variações, chegam, basicamente, a este mesmo ponto. Será que não estariam todos certos?

Os messias

Cada messias, de cada religião, tem, basicamente, a mesma intenção: salvar a humanidade. Estes messias surgem em épocas diferentes em lugares diferentes e conquistam uma grande quantidade de pessoas que começam a seguir suas pregações. Têm um espírito evoluído, ou seja, seu interior é puro e superior, tendo um conhecimento maior.

Estes messias (que, de uma forma ou de outra, são evoluídas espiritualmente) tem tanto em comum que abrem a possibilidade de que todos sejam a mesma pessoa ou vindos de uma mesma força maior (seja esta força qual for). Aparecem entre povos e em lugares diferentes, com discursos levemente mudados, para poder atingir mais e mais pessoas, e conseguindo assim unir todos em prol de um bem maior.

Em tempos conturbados dentre um determinado povo, esta força maior envia um mensageiro que tentará mudar o máximo de pessoas possíveis e fazê-las melhorar a situação. E então surge uma nova religião, baseada nos ensinamentos deste mensageiro. Logicamente, existem variáveis quanto a isto, mas, basicamente, tudo surge daí.

Uma boa forma de se observar isso é prestando atenção no momento histórico em que o mundo se encontrava quando estes messias, líderes, etc, surgiam. Jesus, por exemplo, veio em um momento de fome, seca, um tanto caótico para os judeus e espalhou a sua palavra e seus ensinamentos, dando origem, mais tarde, ao catolicismo.

Os pacifistas

Apesar de os mensageiros serem, depois, considerados messias, espíritos-guia, deuses, etc, ainda existem outros grandes bem-feitores que mudaram o mundo. Outras pessoas que tinham um espírito também com um certo grau de evolução, com uma intenção boa no mundo.

Vários pacifistas podem ser considerados espíritos evoluídos que lutaram por um mundo melhor e fizeram uma diferença. Mahatma Gandhi foi um homem brilhante que, em meio ao caos na Índia (ainda colônia da Inglaterra), liderou o povo à independência de uma forma completamente nova, sem uso de armas ou violência. É lembrado até hoje como um grande pensador.

Além dele, vários outros vieram, como Nelson Mandela, Martin Luther King, etc. Todos inspiraram e ajudaram milhares de pessoas e, de uma forma ou de outra, tiveram como missão de vida, fazer uma diferença no mundo.

Conclusão

Uma religião pode apresentar o mundo de uma certa forma mas nunca saberemos exatamente qual religião tem o pensamento mais correto. Todos tem um pouco de verdades e todos tem algo de proveitoso para as pessoas.

Assim, seus líderes também tem algo de semelhante e importante e devem ser observados atentamente. Suas ideias nos guiam para a concretização de um mundo melhor e é importante que cada um use-as bem.

De certa forma, todas as religiões existem por um mesmo propósito, uma mesma causa que, se nos esforçarmos, poderá se concretizar. Acreditando em Reencarnação, Ressurreição, Céu na Terra, ou qualquer outra coisa, todos trabalhamos para o bem comum, um mundo onde todos poderão viver em harmonia.


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi

http://www.messianica.org.br/

http://www.cacp.org.br/orientais/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=380&cont=1&menu=9&submenu=1

http://www.faculdademessianica.edu.br/pdf/poesia_e_o_espirito_da_palavra.pdf

http://www.pucsp.br/revistanures/revista9/nures9_goncalves.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário